IOT: O QUE É?

A tecnologia avança a cada dia, facilitando a vida pessoal e o trabalho. A internet tradicional, como conhecemos, tem pouco mais de duas décadas. Agora, o que começa a ganhar destaque é a internet das coisas, um sistema relativamente novo, que promete surpreender nos próximos anos.

O CONCEITO DE INTERNET DAS COISAS Internet das coisas (IoT – Internet of Things) significa conectar itens do mundo físico com a rede mundial de computadores. Com o passar do tempo, as duas realidades devem estar interligadas por total.

A IoT transformará a vida das pessoas, o modo de agir e de trabalhar. Tarefas que antes só podiam ser realizadas por humanos, e que demoravam dias, serão feitas em pouquíssimo tempo.

O SURGIMENTO DA IOT O pensamento de conectar objetos surgiu praticamente junto com a internet, em 1991. No início, a ideia era fazer a ligação entre várias partes, gerando “webs”. O termo “internet das coisas” foi lançado em 1999, por Kevin Ashton. Nessa época a rede contava com 50 petabytes de dados.

Segundo o inventor, a rotina acelerada “obrigará” as pessoas a encontrarem outras formas de utilizar a internet. Será possível guardar todo tipo de informação, com grande nível de precisão, assim as tarefas nas empresas podem ser otimizadas, revolucionando o mundo.

A INTERNET DAS COISAS NA VISÃO DOS ESPECIALISTAS O engenheiro da IBM e um dos pensadores da internet das coisas, Andy Stanford-Clark, fala que as pessoas tendem a utilizar os objetos como uma espécie de extensão da consciência. Por outro lado, quando o item começa a interagir e responder, geralmente não lidamos bem com a situação.

O escritor David Rose, no livro “Enchanted Objects”, fala dos encantos dos objetos, que ajudam os humanos em suas necessidades. Sua visão é um pouco diferente: pensa que com a IoT o mundo vai se tornar mais parecido com um conto de fadas.

Isso fica claro ao lembrar do clássico espelho da Branca de Neve, que respondia sobre a moça mais bonita do mundo; agora esse espelho poderá indicar roupas quando solicitado.

AS APLICAÇÕES DA INTERNET DAS COISAS A internet das coisas pode ser utilizada em diferentes áreas, como marketing, manufatura, gerenciamento de cidades, saúde, segurança, entre outros.

#IOT #INTERNETOFTHINGS

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square

FALE CONOSCO

TECNOPUC - Prédio 96 / Sl 125

 

Address: Av. Ipiranga, 6681/212 

Partenon -  Porto Alegre/RS 

Brasil - ZIP 90619-900


E-mail: projetos@ked.com.br

Ligue ou envie sua mensagem através do formulário:

 +55 51 -3368.6242

  • Facebook KeD Tecnologia
  • Google+ KeD Tecnologia
  • YouTube Ked Tecnologia

Todos os diretos reservados à KeD Soluções RFID - Designed by Lzf Conteúdo e Design